quinta-feira, 20 de julho de 2023

Que tal um passeio pelo Cosme Velho

Mesmo sem contar com a subida para o Corcovado, garanto que vale a pena. Nem que seja só para visitar o Largo do Boticário agora finalmente restaurado.

















Mas o bairro ostenta ainda muitas construções centenárias.







Contrastando com a arquitetura moderna do Santuário de São Judas Tadeu, construído em 1945.






Com sua nave redonda e o lindo altar-mor.







Aqui e ali, esbarramos com o que resta do Rio Carioca.






Infelizmente, muita coisa foi demolida para a construção de prédios. Alguns deles, porém, ainda tentam preservar a memória do bairro.






Como este, onde funciona o Café Capitu.






Vários casarões vêm, porém, resistindo à passagem do tempo.






E, entre eles, um destaque para o tradicionalíssimo Colégio Sion, fundado em 1908 e funcionando nesta sede desde 1925.







































4 comentários:

  1. Tudo muito bonito interessante... bom ver que ainda se preserva a memória da nossa cidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, d. Lucia. Também fico feliz quando vejo isso.

      Excluir
  2. Salve Amiga, boa tarde! Gratidão por seu convite para este passeio, o bairro é rico em historias, eu estive aí em 24/03/2004 acompanhando um grupo de europeus voltados para pesquisa musical,, duas semanas por varias cidades, de Joanópolis a Petrópolis, filmando e fotografando. Qd. eu tiver um tempo envio poucas fotos. A postagem de hoje está excelente, ricas fotos e como sempre os textos que valorizam o conhecimento. Meu destaque são as fotos: 4, 5, 6 e 11, muito bom o seu olhar. Desejo a você um excelente fim de semana, abraço com saúde e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, o meu muito obrigada pela atenção que você dá às minhas postagens, Amigo. Seja sempre muito bem-vindo para passear pelas minhas fotos! Grande abraço.

      Excluir