segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Continuando a passear pelo Flamengo

Teto da portaria do belíssimo Palacete São João Del Rei, construído entre os anos de 1933 e 1935, na rua Correa Dutra.





O icônico Castelinho, construído em 1918 na esquina da rua Dois de Dezembro com a Praia do Flamengo. Hoje ele abriga o Centro Cultural Municipal Oduvaldo Viana Filho e tem sua fachada lamentavelmente pichada.





Na mesma rua Dois de Dezembro, essa joia de quase 120 anos de idade: a antiga Casa de Máquinas dos bondes da Companhia de Ferro-Carril Jardim Botânico é hoje a sede da seção Rio de Janeiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil.





Na vizinha rua Machado de Assis, as belas linhas do Palacete Valença, uma construção de 1936 que, como tantos outros prédios do bairro, integra o Circuito Art Déco da cidade.





Logo depois, na rua Almirante Tamandaré, vamos encontrar o magnífico portão do edifício Tamandaré, construído em 1927.





E, para terminar, de volta à Praia do Flamengo, que tal uma espiadinha pelo lindo  portão do edifício Biarritz, de fins da década de 1930 e projetado pelo célebre Henri Sajous? Ao fundo, o "jardim secreto" que leva a assinatura de Roberto Burle Marx.














2 comentários:

  1. Bom dia Amiga, " Uma vez Flamengo, sempre Flamengo " é assim o começo do hino deste famoso clube ? Como as duas postagem foram do maravilhoso bairro, lembrei do hino. Gostei muito da escolha o bom gosto como sempre, em destaque a primeira e a ultima que me deixou intrigado, o centro da figura é um espelho ? Foi um inicio de século maravilhoso com uma rica arquitetura, parabéns a sua cidade. Um bom feriado, e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amigo. O bairro, onde fica também o Palácio do Catete (os dois são paralelos, um à beira-mar, o outro, para dentro) era aqui que os figurões moravam ou se hospedavam pela proximidade com a presidência da república.
      Quanto à última foto, não é um espelho: a portaria se estende até os fundos do prédio onde fica um jardinzinho muito lindo. Pena que não deu para entrar.

      Excluir