sexta-feira, 17 de maio de 2019

Construções centenárias

Na rua Alfredo Agache, próxima à Igreja da Candelária, no Centro, este prédio de 1851 já foi comercial e, desde os anos 1950, abriga o Tribunal Marítimo do Rio de Janeiro.


O palacete localizado na rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, foi construído em 1897 para ser a residência de um grande colecionador de arte, E. Bechtinger. Hoje é o Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da UniRio, a Universidade do Rio de Janeiro.


Conhecida como "Casa Villino Silveira", esta curiosíssima construção de 1915, em estilo Art Nouveau leva a assinatura do arquiteto italiano Antonio Virzi. Fica na rua do Russel, no bairro da Glória, e precisa de uma boa revitalização.


Esta construção, de fins do século XIX, foi por muito tempo uma garagem para os bondes que circulavam pela cidade até princípios dos anos 1960. Localizada na Praia de Botafogo, ela abriga hoje o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.


Localizado na rua 1° de Março, no Centro, o prédio que é hoje o Centro Cultural Banco do Brasil foi construído entre os anos de 1831-1912 para ser a sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Em 1920, passou a ser propriedade do Banco do Brasil, funcionando como qualquer estabelecimento bancário, até ser reformado e reestruturado na década de 1980.


Inaugurado em 1870, o Hospital da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, ou, simplesmente, Hospital do Carmo, fica na rua Riachuelo, no bairro da Lapa, e continua funcionando como um hospital desde a sua criação.







2 comentários:

  1. Amiga, mais um bom passeio que você registra com seu bom olhar e completa com as informações que valorizam os registros como sempre, parabéns Amiga por mais este tour !

    ResponderExcluir