quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Velhos casarões

A Casa de Rui Barbosa, na rua São Clemente, em Botafogo. Construção de fins do século XIX.


Um pequeno sobrado da rua do Catete, no bairro do mesmo nome. Para enfeitá-lo ainda mais, um dos antigos postes dessa rua.


O Colégio Metodista Bennett, na rua Marquês de Abrantes, no Flamengo. Uma construção de meados do século XIX que, desde 1920, abriga essa instituição de ensino.


A bela casa térrea da rua Dona Mariana, em Botafogo, que, atualmente, é um anexo da Casa Firjan.


Três andares de pura beleza na rua do Lavradio, no Centro.


A unidade do Sesc Flamengo, construção de 1912 que foi residência do sueco Frederico Figner, empresário que, na virada do século XX, instalou no Rio de Janeiro a Casa Edison, primeira gravadora do país.










4 comentários:

  1. Muito lindo o seu trabalho, Maria Helena. Memórias fotográficas desta cidade tão bonita e cheia de história. Interessante, você tem feito com esta ação o que Marc Ferrez, Alberto Sampaio, Augusto Malta e outros fizeram na virada do século XIX e inícios do XX. Eles, de certo modo, clicaram o que era então o novo, a novidade. Você, essas reminiscências. Belíssimo trabalho de contribuição social o que você faz. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Pedro. Mas a comparação está um pouco exagerada, não acha? Estou empenhada em recuperar a minha cidade com as armas de que disponho (olhos + câmera) e fazer com que as pessoas reparem mais nela e ajudem a preservá-la. Fico feliz com a sua visita e o seu comentário. Beijos

      Excluir
  2. Parabéns Amiga, mais uma excelente postagem, como sempre seu bom olhar e as ricas informações. Um bom passeio, gostei ! Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo, logo faremos outros, Amigo! Muito obrigada pela sua companhia e pelos seus incentivos. Abraço.

      Excluir