quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

... mas com pedigree

São edifícios comuns. Ninguém dá nada por eles. No entanto, têm história e levam a assinatura de grandes nomes. É o caso deste prédio na avenida Copacabana, quase esquina da rua Francisco Sá. O seu nome já diz tudo: Edifício MMM Roberto. Trata-se de um projeto de 1945 dos irmãos Marcelo, Milton e Maurício Roberto, titulares de um dos maiores escritórios de arquitetura do país em meados do século XX.


Ainda em Copacabana, mas, agora, na rua Barão de Ipanema, fica o edifício Camargo. Com a sua fachada de cobogós arredondados, é uma típica construção da década de 1950. O que pouca gente sabe, porém, é que o arquiteto responsável pelo projeto é ninguém menos do que Oscar Niemeyer.


E o grande Niemeyer assina também o projeto de construção do edifício João Ernesto, na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Teixeira de Melo, na praça General Osório, em Ipanema.


Este prédio leva porém uma vantagem sobre os anteriores: na galeria em "L" existente no seu andar térreo, há uma placa indicando que se trata de uma preciosidade arquitetônica da cidade do Rio de Janeiro.






2 comentários:

  1. Amiga, que olhar de descoberta, são poucas pessoas que valorizam estes prédios, pormenores e pesquisam para valorizar os registros, " muitos e muitos parabéns "! Abraço agradecido por compartilhar !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, tenho que confessar que pesquisar me dá tanto prazer quanto fotografar... E, como já lhe disse uma vez, estou tentando recuperar a minha cidade... Chega de vê-la assim tão abandonada... Muito obrigada pela companhia. Abraço

      Excluir