Com uma história que tem início ainda no século XVI, o Convento de Santo Antônio domina a paisagem do Largo da Carioca, no Centro.
Este lindo casarão localizado na esquina das ruas Abreu Fialho com Pacheco Leão, no bairro do Jardim Botânico, integrava a Vila Operária construída na década de 1880 pela Companhia de Fiação e Tecelagem Carioca.
Projetado pelo arquiteto Heitor de Melo (o mesmo que construiu a Câmara dos Vereadores, na Cinelândia), esse palacete de 1913 foi a residência da família de Eduardo Otto Theiler, um renomado advogado da cidade. O prédio, hoje vandalizado e em péssimo estado de conservação, já enfeitou a rua Oswaldo Cruz, que liga a Praia do Flamengo à Praia de Botafogo.
Pórtico da Real Academia de Desenho, Pintura, Escultura e Arquitetura Civil, criada em 1820 por decreto de D. João VI. O prédio, projetado pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny, foi demolido na década de 1930 e, graças ao arquiteto Lucio Costa, a parte central da fachada foi inteiramente remontada dentro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Olá Amiga,mais uma excelente postagem,começando pelo título,as boas fotos,e as informações muito precisas que sempre representam Cultura,gostei muito,meus parabéns!
ResponderExcluirFico feliz com isso, Amigo. Grande abraço.
Excluir