quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Pedaços do passado

Entrada da Casa dos Pilões, construção de fins do século XVI que fazia parte do Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa e hoje integra o conjunto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.



Vestígios da Fortaleza da Praia Vermelha, construção do século XVIII, destruída e finalmente demolida depois da chamada Intentona Comunista de 1935. Essa guarita está junto ao portão de entrada da Escola Municipal Gabriela Mistral.



"Lavatórios dos Praças Inferiores", no final de uma das galerias da fortificação original do Forte de Copacabana, datada de 1914.



Parte de uma fachada multicolorida que reveste hoje o andar superior de uma mercearia no mercado de alimentos Cobal, no bairro do Humaitá.



Ainda no Forte de Copacabana, um dos velhos postes da orla do bairro.



Portão da "Villa Venturoza", construção de princípios do século XX com frente para a Ladeira da Glória e para a rua do Russell, ao pé do outeiro. 







2 comentários:

  1. Muitos parabéns cara Amiga e obrigado por mais este belo passeio com excelentes fotos e ricas informações,um tour na história de sua maravilhosa cidade,gostei muito! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amigo. Como eu já disse, você é sempre bem-vindo nos meus passeios. Confesso que uma das coisas de que mais gosto é esse contraste entre épocas. Infelizmente, não temos muito cuidado com o passado...

      Excluir