sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Mais um tesouro do meu bairro

O Edifício Itahy, construído em 1932, é um verdadeiro monumento à nossa versão do estilo Art Déco: a mescla com elementos ditos "nativos". Neste caso, o mar e a Amazônia. O seu portão de entrada, ladeado por painéis de faiança majólica, tem, no alto, a figura de uma índia-sereia que já apareceu aqui em outra postagem e talvez seja uma das fachadas mais conhecidas da avenida Copacabana.
 
 
 
Na parte inferior do portão de ferro, no trecho que não é vazado, duas tartarugas completam o conjunto.
 
 
 
A portaria é um show à parte, com painéis e ondulações da mesma faiança majólica nas paredes de ambos os lados.
 
 
 
 
 
E os corrimãos da escada que leva ao nível mais alto da portaria têm desenhos elaborados como as ondas do mar na arrebentação.
 
 

 
Dois detalhes, porém, me encantaram acima de tudo: o magnífico piso de mosaico em ondas e o peixinho que recebe quem entra no prédio. Esses detalhes em amarelo são o reflexo da luz da rua atravessando o rendilhado do portão.
 
 
 O outro é essa verdadeira obra-prima: o vão da escada, visto do andar térreo, com as suas luminárias presas a um único eixo vertical que percorre os oito andares do prédio.
 
 


 



 
 
 


2 comentários:

  1. Olá Amiga, o post que vala do " tesouro compartilhado, era p/ está pg. e saiu na pg.anterior coisas de idoso....Uma boa noite, abraço!

    ResponderExcluir